Conselho Extraordinário de Revitalização do CSP

11 de abr. de 2010

Em relação ao Comunicado 04/2010 emitido pela Administração e assinado pelos Srs. Roberto Lima e Ronaldo Terêncio, síndico e subsíndico, respectivamente, cabe ressaltar alguns esclarecimentos:

1. Secretaria do Meio Ambiente: O atual síndico está à frente da administração a mais de 10 anos e, como sabemos no presente momento, exatamente dia 23\03\10 e que podemos ver e verificar uma solicitação para retirada e poda das arvores. Até hoje, e lá se vão 10 anos, continuamos sem uma política de conservação e manutenção de nossas árvores, não há sequer uma poda técnica e/ou fitossanitária para amenizar o quadro de abandono do verde em nossa área interna, nem ao menos uma empresa especializada foi contratada para gerenciar a questão, como deveria de fato ter sido feito já há muito tempo. Agora não se pode culpar a Secretaria do Meio Ambiente, pois como podemos constatar a solicitação esta datada de 23\03\10,

2. Prioridades para o mandato 2010/2011: Neste item, o senhor síndico inicia falando sobre a “informatização da entrada de pedestres e veículos”. Devemos lembrar que os projetos apresentados e expostos aos moradores não retrata a portaria construída como podemos ver nos documentos apresentados por vários moradores, quanto a entrada de veículos devemos primeiro construir uma e depois informatizar já que infelizmente a muito tempo e um casebre improvisado, alem de se encontrar em local perigoso em função do transito de viaturas e desprotegido no período noturno já que não oferece nenhuma segurança a nós moradores, cuja situação só não é pior, porque temos a sorte de ter como vizinhos uma Companhia da Polícia Militar que inibe a ação de marginais no local, mas mesmo assim já sabemos de tentativas de furto de veículos.

3. Em seguida, ainda no item 2, o senhor síndico fala do “término da área de lazer”. Entendo que para terminar algo é necessário começar primeiro, e não temos obras neste sentido iniciadas em nosso Condomínio. Solicitamos sim o início das obras de uma área de lazer, porque o Condomínio necessita urgentemente de um espaço de entretenimento para as crianças e idosos que aqui residem.

4. Depois, o senhor síndico fala da “repintura das paredes externas”, o nosso patrimônio precisa de um projeto de pintura profissional, que leve em conta princípios básicos, quais sejam, de economia, eficácia e bom gosto. Assim, não é “repintar”, é PINTAR e utilizando para tanto profissionais pintores e não funcionários improvisados na função. A pintura de um imóvel é seu cartão de visitas, ela valoriza ou desvaloriza o patrimônio, È para isto que pagamos taxa condominial, para ter o direito de exigir que a administração pinte este Condomínio decentemente.

5. O item 3 do referido Comunicado, o senhor síndico findou com a seguinte frase: “ Tudo tem um custo”. Claro que pagamos taxa condominial para termos nosso Condomínio conservado e manutenido constantemente, no entanto convidamos a todos os moradores e visitarem os outros condomínios do Cecap e indagar com seus respectivos moradores os valores cobrados de taxa de condomínio e as melhorias oferecidas e so assim possa ter um julgamento sobre o caso. A questão é de como devemos administrar nossos recursos tendo como exemplo os outros condomínios do Cecap buscando a eficácia na administração dos recursos de caixa, nesta equação devemos fazer a comparação com os demais condomínios do Cecap para que cada um chegue a sua conclusão.

6. Vivendo em comunidade: Para o entendimento do que e viver em comunidade e fundamental entender e conhecer aqueles que estão ao seu redor bem como ser tolerante, pois todos sabem que os diferentes costumes, e credos e o que nos faz ser diferentes com o livre arbítrio das nossas escolhas respeitando ao próximo. Quando se tenta oprimir o direito de expressão esta claramente bloqueando o convívio em uma comunidade.

7. Eleição para síndico administrador:

a. Nosso síndico demonstrou uma preocupação um tanto quanto “exagerada” com a eleição interna que ocorrerá apenas em 2011. O mesmo acabou de se reeleger e deveria se preocupar em melhorar as condições de nosso Condomínio e não com questões periféricas e de menor importância. No referido Comunicado ele relata que “há exatamente 11 meses antes da eleição vindoura já existe um candidato em campanha”. Lembramos que não existe impedimento LEGAL que proíba um morador/proprietário de postular uma pré-candidatura ainda que não em período eleitoral. Além disto, mais importante que quaisquer candidaturas é a união de dezenas de moradores que pagam em dia sua taxa condominial para, enfim, cobrar ação de nossa administração. Ademais, devemos lembrar a todos que a ditadura já foi deposta em nosso país há tempos, portanto, pautado na Constituição, Carta Magna de nosso país, que garante a todos nós o direito a liberdade de expressão, continuaremos a nos expressar, pois e direito adquirido de cada cidadão desta Nação.

b. Em seguida, o senhor síndico fala que “após 90% da obra da portaria concluída, um senhor vem dizer que não é funcional”. De fato “o pior cego é aquele que não quer ver”, pois não se trata de “um senhor”, mas dezenas de moradores que já expressaram ao senhor síndico seu descontentamento com a portaria e foram ignorados. Aí, caberia o BOM SENSO que o senhor síndico afirma ter, pois, sabendo disto, deveria ter a grandeza de aceitar as críticas, reconhecer que não deu certo e voltar atrás, corrigindo o erro cometido e não insistir nele, indo contrario a vontade da maioria.

c. O senhor síndico lançou a seguinte frase: “PEDIMOS A TODOS QUE TOMEM BASTANTE CUIDADO, NÃO ASSINANDO NADA QUE POSSA PREJUDICÁ-LOS”!!! tal frase deve ser bem analisada por todos os moradores. 1º. Por que os moradores têm que tomar cuidado; 2º. Por que seriam prejudicados, por quem e como? Que fique claro: Este grupo busca a melhoria do condomínio e a valorização dos imóveis, Não vamos aceitar ser “intimidados” de forma alguma e nossas palavras sempre foram de união e respeito a todos como todos podem verificar em toda a nossa comunicação distribuída e que esta na integra a disposição em nosso Blog.

Para concluir, o senhor síndico, neste infeliz comunicado, cita uma série de alterações cometidas por moradores sem citar nomes, querendo dar a entender, que são as mesmas pessoas que agora passaram a cobrá-lo, o que obviamente foi uma tentativa pífia de desmoralizar todos aqueles que o questionam, lembrado que sempre nos identificamos pois tudo que buscamos e o cumprimento de NOSSO DIREITOS. Enfim, agradeço pela atenção e convido todos aqueles que querem ver um CSP melhor a fazer parte de nossas fileiras, alem de convidar a todos os moradores para fazer um passeio pelos outros condomínios olhando as suas instalações e os valores cobrados de taxa de condomínio. Vamos continuar cobrando ação, para ter nossos interesses atendidos, A luta valerá quando nosso Condomínio estiver em condições dignas de conservação e manutenção, o que hoje, infelizmente, não ocorre.

Conselho Extraordinário de Revitalização e Revalorização do Condomínio São Paulo

Conselho Extraordinário de Revitalização e Revalorização do CSP

5 de abr. de 2010

Dia 05 de Abril de 2010 reunimos uma pequena parte dos participantes do grupo para entregar uma documentação na qual esta exposta as nossas propostas. Devemos salientar que a escolha pela quantidade de voluntários foi para provar que não estamos buscando desentendimento mas sim nosso direitos.

Segue:


CONSELHO EXTRAORDINÁRIO DE REVITALIZAÇÃO E REVALORIZAÇÃO DO CONDOMÍNIO SÃO PAULO / Março de 2010


Da Formação do Conselho



O presente Conselho tem por objetivo reunir moradores do

Condomínio São Paulo que descontentes com os rumos da atual administração uniram-se, e através do diálogo e de uma participação efetiva, dar inicio a um processo de revitalização e revalorização de nosso património. Sabe-se que o Condomínio São Paulo, apesar da obra "inacabada" da Portaria, já há algum tempo não faz investimentos com foco na valorização, manutenção e conservação interna de nosso património, daí as condições visivelmente "lamentáveis" de nosso Condomínio, onde temos que conviver com mato alto nas áreas verdes; ratos; ferrugem; portas caindo debaixo das escadas por terem sido mal afixadas; blocos sem pintura; entulho jogado pelos cantos; ferro enferrujando jogado pelos cantos; funcionários trabalhando sem uniforme; escadas sujas; pistas internas totalmente esburacadas; péssima iluminação das áreas externas e escadas; baderna e gritaria em horários inapropriados, etc. Portanto, o presente Conselho não nasceu para atacar ou até mesmo criticar no âmbito pessoal quaisquer membros da atual administração, mas sim, para através de nossa PARTICIPAÇÃO fazer valer nossos diretos enquanto moradores e proprietários que somos, intervindo de maneira propositiva no sentido de fazer com que o Condomínio São Paulo acompanhe a onda de valorização por qual passa nosso bairro e do qual não queremos ficar alheios. Assim, não vamos mais assistir passivamente "um grupo restrito de pessoas" tomando decisões por todos nós, para que não ocorram novamente erros monumentais como, por exemplo, no caso da construção de uma Portaria que além de absorver todo nosso fluxo de caixa, ainda por cima, acabou cometendo em sua construção uma série de equívocos e exageros, como se nota claramente, sem que para isto, seja necessário um diploma de engenheiro ou arquiteto. Isto sem falar no fato de literalmente "jogar para a entrada de serviço", proprietários e moradores. Assim, o presente Conselho deverá além de sugerir e opinar, efetivamente cobrar da administração que cumpra com seus deveres pautados pela vontade da maioria real e não aquela representada por papéis assinados por pessoas que muitas vezes nem aqui residem, visto que todos que trabalham nesta administração, incluindo o senhor síndico, são pagos por nós através das cotas condominiais que pagamos todos os meses, e a nós devem satisfações de suas ações, visto que as mesmas impactam diretamente na valorização ou desvalorização de nosso património.

DAS AÇÕES INICIAIS DO CONSELHO

Reunião com o Senhor Síndico

- Passados mais de um mês da reeleição do atual síndico, queremos uma reunião com a administração de nosso Condomínio para tomar ciência do Planejamento de Obras elaborado para 2010, bem como, dos recursos financeiros que serão utilizados para execução das mesmas, custos e ainda, dos prazos de inicio e término das referidas ações.

Pauta de Prioridades Emergenciais

- Na ocasião devemos entregar em mãos uma Pauta de Prioridades elaborada pelo presente Conselho, com ações de conservação e manutenção essências e urgentes para minimizar o aspecto deprimente do Condomínio no momento e que devemos pleitear que sejam iniciadas o quanto antes.

Cronograma de Investimentos

- Na mesma ocasião, devemos solicitar o Cronograma de Investimentos dos valores advindos das unidades leiloadas, bem como, o montante em valores atualizados.

Pauta de Ações Emergenciais

- Pintura "Completa" do Condomínio

Esta é uma ação imprescindível, visto que no final de 2009, foi feita uma pintura paleativa em nosso Condomínio, e já que a cor utilizada não se enquadra no padrão do condominio, visto que os blocos foram pintados de salmão ( só na parte interna dos mesmos); as portas das lixeiras foram pintadas de cinza; os corrimãos e guarda-corpos foram pintados de preto, só que a fachada da portaria é beje, ou seja, esteticamente temos que delimitar um padrão na pintura. Neste contesto se aplica a necessidade urgente de um projeto de pintura adequado utilizando PROFISSIONAIS e não mão de obra interna, pois, o investimento tera o retorno na valorização.

- Manutenção das pistas e áreas internas

As áreas internas do Condomínio (piso) estão totalmente degradadas, com buracos, rachaduras e cheio de remendos. È necessário buscar a melhor solução para recuperar de imediato o piso de nossa área interna.

- Iluminação Interna do Condomínio

A iluminação em nosso Condomínio, tanto externa quanto dos blocos é precária, de péssima qualidade e não corresponde às necessidades de deslocamento e segurança, dos moradores como deveria. Assim, é necessária a contratação de um projeto de iluminação eficiente e económico para o Condomínio que contemple as necessidades a qual se presta e dispondo de um sistema que possa possibilitar a economia de energia ( sensor de presença )

- Entrada e Saída de Veículos

É necessário iniciar de imediato as obras da Portaria de entrada e saída de carros, que como sabemos, no momento esta na saida de serviço com uma casinha de madeira funcionando como guarita, sem iluminação, sem sinalização e sem a menor segurança para nós condóminos, bem sabemos sobre os altos indices de furtos de veiculo e não podemos esperar que isso ocorra para que possamos tomar uma providencia. Isto sem falar é claro, nos moradores dos blocos l e 2 que para acessar a saída do Condomínio tem que passar por um acesso improvisado impossibilitando a real utilização de 4 garagens ( queremos agrader aos moradores que gentimente sederam suas garagens sem despesa para o condominio) que retrata literalmente a uma falta de planejamento da referida obra. Assim, ou vamos exigir a adequação imediata da portaria para entrada e saída de carros ou a saída que nos resta é iniciar as obras da portaria dos fundos o quanto antes, não mais um projeto faraónico e sim uma portaria simples e funcional, com portões automatizados e cancelas acionadas por tag's eletrônicos entregues aos moradores, (ex: Cond. Rio Grande do Sul)

- Poda Técnica, Paisagismo e Playground

É necessário realizar com urgência uma poda técnica/fitossanitária nas árvores de nosso Condomínio realizada por profissionais, com laudo de um especialista indicando as que serão podadas e tratadas e as que serão removidas por oferecer riscos aos moradores. Em seguida, é necessário um projeto paisagístico que integre pessoas e áreas verdes, criando espaços de convivência aos adultos e idosos com mesas de jogos e espaços para descanso e leitura e mini- parques com brinquedos infantis para nossas crianças, visto que o que temos hoje, são imensos canteiros com mato e "fezes de animais" espalhados por todos os cantos, com exceção feita, é claro, a alguns jardins cuidados pelos próprios moradores. Temos que colocar os espaços hoje ociosos à disposição de nossos moradores, para que eles possam usufruir os mesmos ao invés de disputar espaço embaixo dos blocos por falta de áreas específicas para as diversas atividades de nosso dia a dia.

- Quadro de Funcionários

Em relação aos funcionários, é necessario uma reengenharia do quadro com a determinação de funções especificas e delimitação das tarefas, fato é que hoje o mesmo colaborador atua na limpeza, também faz pintura, jardinagem, serviços de pedreiro, segurança, etc. Ou seja, é de fundamental importancia ter funcionarios qualificados para execução de suas tarefas , é necessário reorganizar com urgencia esta estrutura operacional do Condomínio. A situação é tão grave, que é muito comum vermos funcionários trabalhando sem uniforme, e sem o EPI adequado e nem dispomos hoje de um coordenador operacional para dirigir e controlar esta equipe. Enfim, faz-se necessária uma ação corretiva urgentíssima nesta questão, pois somos nós que pagamos o salário de cada um deles, e não temos visto resultado, vide as condições gerais acima citadas.

Enfim, estas são apenas sugestões para nortear a ação do presente Conselho, visto que para obter sucesso temos que atuar de forma organizada, coordenada e objetiva. Porém, na reunião que sugiro realizarmos antes do encontro com o senhor síndico, certamente irão surgir outras sugestões para inclusão na presente pauta, e o que for consenso, certamente irá figurar em nossa pauta inicial de reivindicações. Espero que consigamos sensibilizar o maior número de moradores possível, pois a situação de nosso património é lamentável, é hora de nos mexermos!

Conselho Extraordinário de Revitalização e Revalorização do CSP



Informativo CSP Cecap ano 01 nº 02

Morador Participante

Boa noite
Sou moradora e o que eu acho mais deprimente é a nossa pista..toda esburacada..  o que acontece?
Temos uma portaria tão chique..e ao mesmo tempo tão perigosa, eu mesma conheço varias pessoas que já caíram nela....
Moro aqui desde pequena e nunca vi nenhuma mudança..Será q ainda ha tempo?
Quanto à entrada e saída de carros... eu mesma já passei muito medo quando tenho que entrar na madrugada ou mesmo bem a noitinha..e a segurança dos funcionários que ficam nela? ninguém pensou nisso? Vejo pessoas reclamando de crianças brincando debaixo dos blocos...mas penso.." não temos área de lazer..e isso como fica..deixamos nossos filhos brincando na rua? é de muita vergonha ver alguns pais levarem seus filhos para brincarem em outros parques(condomínios).... deixo ai o meu pedido vamos pensar de uma forma diferente e agir para a melhoria do nosso patrimônio

abraços..
Carla..


Carla

Temos tempo sim e com sua ajuda tudo e possível, e você vai fazer parte desta mudança pois sua participação e muito importante só com sua ajuda e que chegaremos a vitoria.

Morador Participante

Eu tenho muita esperança e acho que as pessoas que como eu viram esse  grupo de moradores que quer ver a melhoria de nossas residências de nosso condominio,não estar disposto a fazer intriga seja ela qual for,muito menos criticas a atual administração,eu tenho boa vontade em colaborar para ver a melhoria de todos,acho de pécimo mal gosto ficar seja qual for as partes seacusando,oque esta feito esta feito,daqui pra frente é outra história.Achotambém que temos sim o direito de participar,se é feito uma campanha paraapoiar seja lá quem for,porque não se pode fazer campanha para concientizar os moradores de que a participação efetiva deles reflete na melhoria para todos.Por isso antes de criticar,temos que pensar com cuidado para não se repetir o erro novamente,quero cada vez mais estar conciente como cidadã dos meus direitos, seja lá quem for se candidatar para sindíco,eu não faço campanha para nimguem. Temos que de uma vez por todas nos concientizar que nossas moradias que vão ficar para nossos filhos esta ameaçado e temos vários exemplos de outros condominios dessa região que a situação é bem diferente,será que eles não enfrentão problemas também?
Claro que sim,concientizar as pessoas é o primeiro passo...Obrigado

Mônica.B07 Ap.23.

MÔNICA BELLINI


Monica

E isso que queremos que todos tenham o direito de falar e de expor suas idéias sem medo de represarias, pois estamos em pleno século 21, e não podemos ficar parados já que tudo que esta acontecendo hoje em nosso condomínio e por culpa de nossa omissão e não participar, em não questionar ou seja nos fizemos e nos e que devemos desfazer.

Conto com sua colaboração e participação nesta luta.

+ uma vitoria

No inicio de nosso trabalho no mês de fevereiro, sabíamos que nossa luta por melhorias não seria rápida e muito menos fácil, nas primeiras reuniões no final de mês ate o lançamento de nosso blog no dia 19\03 foram expostas varias idéias e projetos e hoje já podemos colher os frutos deste trabalho, sendo uma de nossas reedificações foi á retirada das arvores mortas e limpeza fitossanitária, e como podemos verificar dia 23\03 a administração fez a solicitação deste processo esperamos que esta seja a primeira das muitas vitorias que estarão por vir. Todos devem ter conhecimento que esta luta e longa e com o apoio de todos chegaremos a vitoria.

Conselho Extraordinário de Revitalização e Revalorização do Condomínio São Paulo

Caso Portaria

3 de abr. de 2010




   Grupo C S P Cecap
Neste primeiro contato que estamos mantendo com os condôminos muitos nos questionam sobre o caso da portaria do condomínio e de seus pros e contras e bem sabemos que a portaria ficou muito moderna e bonita, mas infelizmente não ficou funcional, sabemos que como moradores erramos em não nos informar corretamente sobre o projeto e sua aprovação, pois não nos fazemos presente para as tomadas de decisões, e errar e humano mas não devemos permanecer no erro e só depois que erramos e que chagamos ao acerto, podemos verificar agora que a portaria não esta funcional e futuramente podemos ter uma serie de problemas quanto a isso, já que a entrada de veículos que foi proposta na administração ficara sem a presença de vigilância proporcionando uma situação propicia para a abordagem por elementos que venham a furtar veículos e ate mesmo a ceifar uma vida inocente, devemos neste momento verificar o que queremos para nos e nossos filhos, no atual momento e que vemos e o aumento considerado da violência e devemos levar este fator nas tomadas de planejamento das instalações de acesso ao nosso condomínio, em contato com vários moradores podemos receber a informação de que o piso já fez algumas vitimas, e isso e um fator de preocupação, sabemos da atual dificuldade da administração de concluir a obra e neste momento devemos juntos com a administração solicitar e propor mudanças antes que tenhamos um problema maior.
Queremos que fique claro que não desejamos a demolição da portaria, mas sim aproveitar que as obras já se encontram paradas a várias messes e propor dentro de um planejamento as adaptações necessárias para resolver os seguintes pontos:
Piso Inadequado
Já sabemos que o piso ficou inadequado para o local, não sabemos se pela falta de orientação dos engenheiros quanto ao piso a ser utilizado ou pela falta de estudos de localização da edificação, este piso por apresentar riscos aos moradores que em 60% da amostragem dos condôminos e de uma media de 50 anos de idade e a retirada do piso e um fator a ser considerado agora na reestruturação que estamos propondo.
Entrada e saída de veículos
Todos lembraram que o projeto apresentado aos moradores da portaria dispunha de entrada e saída de pedestre e veículos, não recebemos a informação das alterações do projeto e hoje estamos no processo de discordância da estrutura apresentada, sabemos que a entrada pelos fundos do condomínio alem do aspecto econômico de desvalorização dos imóveis, acarretara uma serie de problemas como:
Segurança: o projeto de entrada pela lateral e fundos do condomínios em ruas de pouco movimento e sem iluminação adequada, com risco para os moradores que chegam em horários noturnos bem como a chegada de nossos filhos do trabalho e faculdade em horários programados proporcionado aos elementos criminosos a facilidade de observar e analisar os passos dos moradores para atuarem no furto de veículos, mais entradas e mais saídas proporcionado assim mais pontos de fragilidade na segurança de nosso condominio.
Funcionalidade: nas portarias oferecidas com controle elétrico de entrada e saída oferecidas pelo projeto atual devem se verificar os seguintes pontos, na falta de energia os mesmo ficaram inoperantes e não teremos um funcionário de imediato para a abertura e manutenção 24 horas para o equipamento, pois o fluxo de veículos abrange todos os horários.
Devemos controlar e limitar a entrada em áreas que não podem ficar expostas e precisam de proteção pois mais entradas mais situações de risco.
Devemos também levar em consideração o fluxo interno de veículos, que com a proposta atual teremos fluxo em vários pontos do condomínio.
Propostas

Aproveitamos o momento no qual as obras se encontram paradas e reestruturar a portaria para .

Não estamos querendo a demolição da atual portaria, mas buscamos a adequação da atual, para que ela ofereça condições de estrada e saída de veículos e pedestre, proporcionando uma maior segurança ao morador
Padrão de portaria adotada por todos os condomínios do Cecap com entrada e saída de veículos
Agradecemos ao morador Rodrigo por nos enviar as fotos

Morador Participante + uma vitoria

Achei muito propicio os comentários, porem tem uma situação que temos que pensar e repensar, muitos de nos moradores não se importa em manter dentro do possível as condições do condomínio que já não é boa, vejo algumas crianças e o pior adultos, poucos preocupados com a higiene (jogando lixo no chão, tirando as pedras do jardim e jogando em nossa área de passeio, fumando e jogando as bitucas no jardim) quando crianças, muitas vezes seus pais estão acompanhando e não repreendem, já os adultos parecem que não fazem parte dos moradores do condomínio, temos algumas deficiências na higienização do condomínio, mas temos que fazer a nossa parte, outro fato importante é que com freqüência aparecem veículos riscados desvalorizando o nosso capital, vejo que temos que cobrar da nossa administração, mas temos também que fazer nossa parte, nos policiando, zelando pelo nosso patrimônio.




Silas

Bl.6 C-22



Silas Bom Dia

Este e um dos fatores porque iniciamos os trabalhos em Fevereiro, pois sabemos que alem de todos os problemas enfrentados hoje como o caso da portaria pela saída dos fundos, limpeza, poda de arvores e retirada das arvores mortas, nosso trabalha também esta voltado para a conscientização de todos os moradores no sentido de entender e conhecer seus direitos e deveres, desta forma teremos uma forma de educar a nos todos quanto ao fato de viver em um condomínio, e fazemos hoje o convite a você para participar desta empreitada que não será fácil, mas o que seria da vida sem as conquistas e desafios que enfrentamos.

Ociel B 6 E 14

Informativo CSP Cecap ano 01 nº 01

2 de abr. de 2010

Relogio

 
CSP CECAP
Templates Novo Blogger